UMBANDAIME MATRIZ apresenta um acervo que compõe uma coletânea de cânticos (pontos e hinos) e mensagens, que expressam um estudo de 20 anos dentro da prática do sincretismo entre a Linha de Umbanda e a Doutrina do Santo Daime, seguida pela corrente de fiéis vinculada ao Céu do Mapiá. O acervo compõe o caderno de textos e os áudios. Este trabalho representa a realização de uma tarefa que nos foi legada pelo Padrinho Sebastião, pessoalmente, no ano de 1989. Ressaltamos a importância de ter podido contar com a parceria de membros oficiais da casa do Caboclo Tupinambá, na gravação dos áudios.


Maria Alice Campos Freire

OXALÁ

Ele é a fonte original de toda luz, a face única que encerra todas as faces, a síntese do amor. Seu manto é branco, o raio que contém todas as cores. Ele é o pai e o filho no mistério da unidade, e está manifesto no sol.

Para ouvir os cânticos de Oxalá, acesse: 

UMBANDAIME MATRIZ - Cânticos de Oxalá

OGUM

Vídeo produzido para o lançamento dos Cânticos de Ogum que fazem parte do Acervo do Umbandaime Matriz. Neste vídeo teremos uma fala do Padrinho Alfredo sobre a importância desta força Orixá no fundamento do Santo Daime, além de uma entrevista cheia de informações com a responsável pelo ancoramento desta linha, Maria Alice Campos Freire.

Para ouvir os cânticos de Ogum, acesse:

UMBANDAIME MATRIZ - Cânticos de Ogum

IANSÃ

Mamãe dos Ventos, senhora dos raios e das tempestades, ela apresenta a face feminina da justiça divina. O seu trabalho é fazer a limpeza radical, varrer as trevas, para deixar livre o canal de comunicação com a fonte divina de onde emana a lei. Seu fundamento está diretamente vinculado a Xangô, ao verbo, à palavra da lei divina. Seus raios é que abrem caminho para a manifestação da voz do trovão. Seu elemento é o ar. Ela é intrépida e expansiva. Com a rapidez e a firmeza dos raios, ela leva o seu vento varredor aos mais longínquos pontos de todas as direções do universo, realizando a purificação da palavra, sintonizando no significado original e manifestando a consciência do sagrado.

Ouça os Cânticos de Iansã no site do Umbandaime Matriz: 

UMBANDAIME MATRIZ - Cânticos de Iansã

XANGÔ

Cristal de rocha, firme e seguro, é o coração do Pai Xangô. Seu mistério está representado na rocha, nas pedras, que representam a firmeza, o prumo do equilíbrio, a justiça. Sobre a rocha de Xangô está pousado o tempo. De Xangô emana a lei. Sua voz é o trovão, que expande a lei e a ordem divina. A lei divina se escreve no coração, pois ela emana do amor.

Ouça os Cânticos de Xangô no site do Umbandaime Matriz: 

UMBANDAIME MATRIZ - Cânticos de Xangô

NANÃ

Mãe ancestral, Senhora da Origem, do Perdão, da Transmutação, regida pela cor violeta. Nanã Boroquê é representada na serenidade que nos irradia, como nas águas dos pântanos, onde se encontra o barro.

Barro que dá origem à vida; barro que carrega, em si, a geração e a gestação de tudo! Mãe de todas as mães, Nanã é sincretizada em Nossa Senhora Sant'Ana, mãe de Maria, e é considerada a matriarca dos Orixás.

Saluba, Nanã! 💜

Para ouvir os cânticos de Nanã, acesse: 

UMBANDAIME MATRIZ - Cânticos de Nanã

YouTubeFacebookInstagramPinterestLink